O Museu Aleijadinho foi criado em 1968, pelo então pároco, Padre Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito de Oliveira, para reunir peças de arte sacra e documentos gráficos com a finalidade de conservar, preservar e difundir o precioso acervo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias em Ouro Preto.

A denominação do Museu é uma homenagem ao grande artista ouropretano Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, Patrono da Arte no Brasil, filho de Manuel Francisco Lisboa, construtor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

No ano de 2007 o Museu passou por uma completa revitalização museológica e museográfica.

O Museu Aleijadinho funciona em um Circuito que abrange três igreja históricas de Ouro Preto: Santuário Nossa Senhora da Conceição, Igreja de São Francisco de Assis e Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões Igreja de São Francisco de Assis Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Circuito do Museu

O Museu Aleijadinho funciona em um Circuito que abrange três igrejas históricas de Ouro Preto