Igreja de São Francisco de Assis

Antônio Francisco Lisboa iniciou a construção desta igreja no ano de de 1766. A sua construção se estendeu até meados do século XIX. Aleijadinho utilizou recursos arquitetônicos incomuns aos templos mineiros.

Merecem destaques os dois púlpitos esculpidos em pedra sabão, datados de 1771. Apresentam as figuras dos quatro evangelistas: São João e São Mateus, tendo ao centro o profeta Jonas, sendo lançado ao mar; São Lucas e São Marcos, tendo ao centro Cristo pregando, da barca, no mar de Tiberíades.

Manoel da Costa Athaíde foi o pintor responsável pela decoração da igreja. Ele se esmerou na pintura do teto, apresentando a assunção de Nossa Senhora. Pode ser observado o Rei Davi aos pe´s da Virgem, cantando laudes ao som da harpa e uma “revoada” de querubins e serafins cantores e músicos.

Horário de Visitação

• 08h30 às 12h0013h30 às 17h00