parallax background

BREVE MEMÓRIA HISTÓRICA DA PARÓQUIA E DA
MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE OURO PRETO – MG

• 1699

Construção da 1ª capela de Nossa Senhora da Conceição.
  • 1705

O Bispo do Rio de Janeiro, D. Francisco de S. Jerônimo enviou os Padres João de Faria Filho e Manoel de Castro como vigários de Ouro Preto (compêndio das Capitanias de Minas Gerais).
  • 1707

Nomeação do 1º Pároco da “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Vila Rica e antigo arraial de Antônio Dias”, o Pe. Marcelo Pinto Ribeiro. (Arquivo Histórico Ultramarino). Em requerimento à Câmara de Vila Rica consta como “sendo a de Nossa Senhora da Conceição a mais antiga de Vila Rica e de todas as Minas”... (Arquivo Histórico Ultramarino)
  • 1709

1º assento de Batizado, na Freguesia, no dia 06 de Julho.
  • 1712

Gregório de Azevedo e Andrade envia requerimento à Câmara, solicitando “uns chãos para fazer umas casas junto à Igreja de Antônio Dias”.
  • 1716

O nome da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Consta da relação de Paróquias de Minas.
  • 1717

Foi criada (29/novembro) a Irmandade do Santíssimo Sacramento.
  • 1721

Foi criada a Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte.
  • 1724

Tornou-se Vigária Colada. A Câmara de Vila Rica solicita licença do Rei para aplicar na Igreja, que se achava em ruínas, 2.500 oitavas que havia prometido, o que foi autorizado em 1.727.
  • 1727

Manoel Francisco Lisboa, pai do Antônio Francisco Lisboa “O Aleijadinho”, arrematou a obra de reconstrução da Matriz, tendo sido cogitada para ser sede do Bispado que seria criado em Minas por indicação do Provedor da Fazenda, Dr. Antônio Berquió Del Rio. Neste mesmo ano tomou posse, na Matriz, o novo Governador, o Conde Galvêas.
  • 1735

Toma posse, na Matriz, o novo Governador, Gomes Freire de Andrade.
  • 1738

Irmandades, Nossa Senhora da Conceição, São Gonçalo e das Almas, constroem a Sacristia.
  • 1772

Irmãos do Santíssimo solicitam ao Rei ajuda para assoalhar a Capela Mor.
  • 1868

O engenheiro da Província manda fechar a Igreja por ameaçar ruína. O Santíssimo Sacramento foi transferido para a Capela de São Francisco de Assis. O Governo auxiliou as obras de reconstrução com a quantia de 5.000$000.
  • 1968

Foi instalado o Museu Aleijadinho, com a finalidade de contribuir para o incentivo do amor à arte e à história, utilizando-se de três espaços: Consistório, Sacristia e Cripta.
  • 1977

Solicitado à Santa Sé, a Graça de Jubileu para a tradicional novena de Nossa Senhora da Conceição. Foi concedido para Sagrada Paenitentiaria Apostolica por um período de sete anos.
  • 1998

Renovado o pedido à Santa Sé para a renovação do Jubileu em caráter definitivo, o que foi atendido, no mesmo ano, com o seguinte despacho: “Paenitentiaria Apostolica, de Summi Pontificis mandato, benigne annuit pro gratia, iuxta preces in perpetuum Contrariis quibuscumque non ostantibus”.
  • 2005

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, Arcebispo de Mariana, concede o título de Santuário Arquidiocesano a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a instalar-se no dia 8 de dezembro do corrente ano, dentro das comemorações do centenário da Diocese de Mariana a elevação de Arquidiocese.
Fonte de Pesquisa: “Dr. Ivo Porto de Menezes”