INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O DÍZIMO CATÓLICO

 

1. O QUE É O DÍZIMO CATÓLICO? Expressão de fé e de pertença à Igreja.

  • Não é comércio com Deus: quando se fala de dízimo não estamos tratando apenas de dinheiro, mas de uma parte integrante do processo de evangelização. A graça e o amor de Deus não têm preço e nem são produtos que podem ser comercializados junto aos católicos.
  • É um gesto de fé: se o católico não acredita no que professa, o dízimo se torna apenas uma oferta solidária. O católico, contudo, vai além: a fé vem antes da quantidade partilhada. Ele não é católico porque é dizimista, mas é dizimista porque é cristão católico. Assim, a quantidade partilhada tem um motivo que a antecede: a fé em Jesus Cristo e o desejo de torná-lo mais amado e mais conhecido através da evangelização na Igreja. O dízimo é um dos cinco mandamentos da Igreja: “Pagar o dízimo, segundo o costume” ou “Prover as necessidades da igreja, segundo os legítimos costumes e determinações”. O dízimo é um ato de gratidão a Deus, do qual tudo recebemos! É, portanto, gesto de amor, de agradecimento, de expressão de fé, de solidariedade e de fraternidade. É devolução a Deus, por meio da Igreja, de um pouco do que Dele recebemos gratuitamente, para que o Seu Reino aconteça entre nós!
  • É partilha: ao oferecer o dízimo, o católico contribui com parte do que tem. A união das partes oferecidas pelos membros de uma comunidade leva a Igreja a ter condições de investir e sustentar o seu plano de evangelização. Ao oferecer o dízimo, o católico está oferecendo o que é importante para si e para a sua comunidade. Cada católico é convidado a sustentar a sua comunidade, seja partilhando dons, carismas, inteligência, tempo, mas também um pouco dos bens que Deus lhe permite possuir;
  • É escolha e decisão: ser dizimista é uma opção baseada na liberdade e também a quantidade a ser oferecida deve ser decisão do próprio dizimista. Esta decisão parte do seu interior. Os 10% bíblicos são apenas uma referência à qual todos são convidados a chegar, desde que decidam fazê-lo por convicção. É cada pessoa que decide ser dizimista e com quantos pode e deseja contribuir. Não se pode obrigar nenhuma pessoa a fazer o bem!
  • Dízimo é diferente de oferta: embora ambos sejam frutos da fé, o dízimo é uma contribuição estável e periódica, enquanto a oferta é livre e não tem momento certo.

 

2. DIMENSÕES DO DÍZIMO: para onde vai o dízimo?

Todo o dízimo é investido nas necessidades da Igreja, do seguinte modo:

  • 5% do dízimo são enviados mensalmente para a cúria Arquidiocesana de Mariana para ajudar no sustento da Arquidiocese;
  • 5% do dízimo são enviados mensalmente para a Região pastoral para ajudar nos trabalhos de evangelização que acontecem na região Norte da Arquidiocese;
  • 5% do dízimo são enviados mensalmente para o Seminário de Mariana, para ajudar na formação dos futuros padres.
  • 85% do dízimo ficam na Paróquia para serem empregados nas seguintes dimensões;
    1. Dimensão religiosa: parte do dízimo é aplicado na compra de materiais usados nas igrejas e nas celebrações, tais como: toalhas, velas, flores, folhetos litúrgicos, vinho, hóstia e etc. Outra parte é aplicada para pagar funcionários, oferecer a côngrua aos padres, pagar contas de luz e água das igrejas e da casa paroquial, comprar os alimentos da casa paroquial, custear retiros, encontros e atualizações das pastorais e movimentos, comprar livros usados na catequese, cartazes, materiais de secretaria e etc.
    2. Dimensão social: a Arquidiocese de Mariana definiu que 10% do dízimo deve ser empregado para a assistência e promoção dos mais pobres e necessitados ou para algum trabalho de caridade, tais como: compra de cestas básicas, remédios para os necessitados e ajuda para as instituições de caridade (atualmente, o dízimo paroquial oferece uma pequena ajuda para as casas de recuperação- NATA e LÍRIOS DO CAMPO- e o Centro Promocional dos Vicentinos)
    3. Dimensão missionária: é o valor que é enviado para a Arquidiocese, Região Pastoral e Seminário de Mariana. Quando necessário, alguma ajuda oferecida a outra Paróquia que passa por dificuldades financeiras.

 

3. POR QUEM É ADMINISTRADO O DÍZIMO QUE OS CATÓLICOS OFERECEM? Pelo CAEP.

O Código de Direito canônico, no cânon 537, obriga o Pároco a constituir o CAEP (Conselho para Assuntos Econômicos da Paróquia). A missão deste Conselho é ajudar o Pároco a administrar os recursos do dízimo e os bens da Paróquia. Inclusive, o envio desta correspondência foi fruto de decisão da última reunião deste Conselho, acontecida dia 07/01/2022. Na nossa Paróquia, este Conselho se reúne mensalmente.

 

4. E O MUSEU ALEIJADINHO?

O Museu Aleijadinho, por questão estatutária, é composto por uma equipe diretora. Atualmente, o pároco é o Presidente do Museu, Dom Francisco Barroso é o Diretor Executivo, O Sr. Amilton é o tesoureiro e o Sr. José Milton é o secretário. Esta diretoria se reúne bimestralmente para conversar a respeito da aplicação dos recursos arrecadados com a bilheteria do Museu. Em reunião no ano passado, a diretoria decidiu que 70% da renda líquida do Museu serão empregadas para conservação das Igrejas e para financiar projetos sócio-educativos e 30% serão revertidos para a Paróquia, enquanto o dízimo não for capaz de sustentar os trabalhos de evangelização.

No ano passado, algumas iniciativas já foram custeadas com recursos da bilheteria do Museu:

  1. Higienização das janelas da Igreja São Francisco de Assis;
  2. Colocação da película protetora nas janelas da Igreja São Francisco de Assis;
  3. Fixação dos elementos decorativos das janelas da Igreja São Francisco de Assis;
  4. Atualização do projeto de incêndio e pânico (AVCB);
  5. Revisão completa do telhado da Igreja São Francisco de Assis;
  6. Está em andamento: projeto para a restauração das portas laterais da Igreja São Francisco de Assis e uma porta lateral da Igreja de Nossa Senhora das Dores;
  7. Em andamento: descupinização da Igreja N. Senhora das Mercês e N. Senhora das Dores;
  8. Revitalização da Escola de Música São Pio X;
  9. Criação de um Coral infantil com crianças da periferia.

 

* Querendo obter mais informações, pode ligar para 3551-3282.