• Palavra do Pároco e Reitor:

Com intenso sentimento de júbilo e gratidão, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida a todos os paroquianos, ouro-pretanos, turistas e demais devotos da Imaculada Conceição para as cerimônias religiosas de bênção do Santuário Matriz. Após 9 anos de incansável trabalho de restauração dos elementos estruturais e artísticos deste valioso templo, todos poderão ter acesso ao esplendoroso resultado do processo coletivo de cuidado e restauro deste extraordinário patrimônio religioso, histórico, artístico e cultural, local sagrado onde repousam os restos mortais do maior expoente do Barroco Mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Venha celebrar e comemorar conosco esta maravilhosa conquista!

Pe. Edmar José da Silva

Pároco e Reitor do Santuário

Festividades de Bênção do Santuário Matriz
de Nossa Senhora da Conceição

Programação:

• Dia 19/08 – Sexta-Feira

19h – Missa Festiva na Igreja de São Francisco de Assis. Após a Celebração, procissão conduzindo de forma solene, o Santíssimo Sacramento até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. À chegada, Benção do Santíssimo Sacramento.
  • Dia 20/08 – Sábado

18h – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição saindo da Igreja de São Francisco de Assis em direção ao Santuário.
    18h30 – Acolhida do Arcebispo, abertura Solene da Porta Principal do Santuário Matriz e entrada Pontificial.
    19h – Missa Solene Cantada, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Dom Airton José dos Santos, DD. Arcebispo Metropolitano de Mariana – MG, com rito de Benção da Igreja seguida de Coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição.
  • Dia 21/08 – Domingo

6h – Alvorada Festiva com repique de sinos
    8h – Celebração da Santa Missa Festiva, transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto (AM e FM).
    10h – Celebração da Santa Missa Festiva
    16h – Concerto de Cravo com a organista Josineia Godinho.
    19h – Celebração da Santa Missa Festiva, seguida de Solene Canto do Te Deum Laudamus
    20h30 – Apresentação do Coral Canarinhos de Itabirito – MG

Durante o dia haverá Retretas com Corporações Musicais, Congados, Pastorinhas e Fanfarras no adro do Santuário.
  • Dia 22/08 – Segunda-feira

9h – Café com os guias turísticos e funcionários da Paróquia e Museu Aleijadinho, seguido de visita guiada à Matriz de Nossa Senhora da Conceição com ênfase aos bens restaurados.
    18h – Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
    19h – Inauguração do Terço dos Homens Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Terço dos Homens da Paróquia São Sebastião de Itabirito – MG
  • Dia 23/08 – Terça-feira

19h – Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Santa Efigênia, com participação especial dos paroquianos. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.
  • Dia 24/08 – Quarta-feira

19h – Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Cristo Rei, com participação especial dos paroquianos. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.
  • Dia 25/08 – Quinta-feira

19h – Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Santa Rita de Ouro Preto, com participação especial dos paroquianos. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.
  • Dia 26/08 – Sexta-feira

19h – Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar; com participação especial dos paroquianos. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.
    20h – Apresentação da Escola de Música Pe. Simões e da Escola de Música São Pio X no interior do Santuário.