parallax background

Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Para que um Santuário

O Santuário pode tornar-se um lugar excelente de aprofundamento da fé, num espaço privilegiado e num tempo favorável, diversos do ordinário; pode oferecer ocasiões de nova evangelização; pode contribuir para promover a religiosidade popular “rica de valores”, levando-a a uma consciência de fé mais exata e amadurecida; especialmente na celebração da Reconciliação e da Eucaristia, na qual a palavra encontra a sua mais densa e eficaz atuação.

Os sacramentos realizam o encontro dos vivos com Aquele que os torna continuamente vivos e os nutre com vida sempre nova na consolação do Espirito Santo. Eles não são ritos repetitivos, mas eventos de salvação, encontros pessoais com Deus vivo, que no Espirito atinge todos os que a Ele vão famintos e sedentos da Sua verdade e da Sua paz.

O sentido do Santuário

O Santuário é o lugar da permanente atualização do amor de Deus, que pôs a Sua tenda no meio de nós. No Santuário ressoa, de modo sempre novo, o anuncio jubiloso de que Deus nos amou primeiro e nos deu a capacidade de O amar. O Santuário, então, recorda constantemente que a vida nova não nasce “de baixo” por uma iniciativa puramente humana, que a igreja não é fruto simples da carne nem do sangue, mas que a existência remida e a comunhão eclesial em que ela se exprime, nascem “do alto”, da iniciativa gratuita e surpreendente do amor trinitário que precede o amor do homem.

O Santuário oferece um precioso serviço a cada uma das igrejas particulares, cuidando sobretudo da proclamação da palavra de Deus, da celebração dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. Este serviço exprime e vivifica a fé de tantos que, em peregrinação reconhecem neste local um especial centro das graças de Deus, acorrendo a Ele para agradecer, louvar, suplicar.

O Título de Santuário

A casa da Igreja, ou casa de Deus e da comunidade cristã é sempre tida como um dos sinais principais da mesma Santa Igreja, a Esposa de Cristo, que é presente e em caminho no mundo. A sua beleza e o seu esplendor, como a pureza de sua idoneidade ao desenvolvimento das celebrações litúrgicas, são estáveis nos diversos tempos e garantem ao povo fiel a participação ativa e piedosa na celebração dos mistérios da fé.

Entre as Igrejas de uma  Diocese, o primeiro lugar e a maior dignidade se dá à Catedral, na qual está a Cátedra, Cadeira, sinal do magistério, do ministério e do poder pastoral do Bispo, grande pastor da Diocese, e sinal, também, da comunhão com a Cadeira de Pedro, ou seja, com os ensinamentos em filial obediência ao Santo Padre. Em seguida, vêm as Igrejas paroquiais, que são sedes das diversas comunidades da Diocese.

Dentre estas, de maneira especial, estão os Santuários, aos quais vão em peregrinação os fiéis da Diocese ou de outros lugares.

A Peregrinação

As peregrinações são semelhantes a procissões na medida em que são jornadas empreendidas num espírito de penitência, ação de graças e de vocação, e têm como destino um lugar Santo. Mesmo que o peregrino viaje sozinho, ele encontrará a comunidade cristã quando chegar a seu destino, porém é mais comum uma peregrinação ser realizada por todo um grupo de fiéis dirigidos pelos seus pastores. É uma ocasião de intenso esforço espiritual, oração mais fervorosa e celebração mais solene da liturgia.

Veja a documentação:

Solicitação de Título de Santuário

Decreto para Aprovação de Santuário

Decreto para Concessão de Título de Santuário

SAIBA MAIS SOBRE O SANTUÁRIO: Características Arquitetônicas, Visitação e etc.