ORGANIZAÇÃO PASTORAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – OURO PRETO/MG

 COMUNIDADES

A Paróquia possui duas comunidades, além da área central. Ambas são comunidades urbanas, que têm celebrações eucarísticas semanais. Nessas duas comunidades, são organizados CCPs, que possuem representantes junto ao CPP.

CONSELHOS PASTORAL (CPP) E CONSELHOS COMUNITARIOS (CCPS)

O CPP, cuja presidência compete ao pároco, reúne-se mensalmente. São membros os representantes de todos os movimentos, associações, pastorais, ordens e serviços paroquiais. Há um coordenador leigo para o CPP. Assim, na ausência do Pároco, as reuniões são conduzidas pelo coordenador leigo.

No CPP, os movimentos paroquiais são representados usualmente por seu coordenador e por um membro suplente, indicado por cada movimento. Estes representantes têm por função trazer ao CPP notícias do que representam, e repassar as comunicações da reunião.

No final de cada ano, faz-se um calendário anual das reuniões para o ano seguinte. Os registros da reunião são lavrados em atas pela secretária. Estas atas são lidas, discutidas e, se aprovadas, assinadas por todos os membros presentes na reunião. Registra-se, assim, a história contemporânea da Paróquia.

As decisões do CPP são comunicadas à comunidade por meio da divulgação feita pelos representantes de cada movimento, e também por meio de comunicações impressas esporádicas, tais como programações de festividades religiosas. Nos casos em que se julga pertinente, estas decisões são também anunciadas nas celebrações, para toda a comunidade. Além disso, são feitas comunicações diretas às pessoas envolvidas nas diversas decisões do CPP.

CONSELHO PARA ASSUNTOS ECONOMICOS PAROQUIAL (CAEP)

Na Paróquia, funciona com regularidade o Conselho para Assuntos Econômicos da Paróquia (CAEP). Este conselho é composto pelo Pároco, pelo tesoureiro, pela secretária paroquial, pelo coordenador da Pastoral do Dízimo e por um representante leigo. Os membros têm mandato de três anos, renováveis por mais três anos. O tesoureiro é indicado pelo Pároco.

O CAEP realiza reuniões mensais, que são registradas em atas lavradas pela secretária. As decisões do CAEP são comunicadas pessoalmente aos interessados.

As comunidades de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora das Dores têm seus CCPs. Estes são formados por um coordenador leigo e representantes de todos os movimentos e pastorais que há na comunidade.

O CCP da Comunidade da Vila Aparecida tem funcionado com regularidade. Este Conselho é presidido pelo coordenador e uma secretária, além de representantes da Irmandade de Nossa Senhora Aparecida, dos Grupos de Reflexão, da Legião de Maria, da Pastoral do Dízimo, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), da RCC, da Catequese, dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) e do grupo de canto. Este Conselho, juntamente com a Irmandade de Nossa Senhora Aparecida, tem realizado promoções para arrecadação de recursos para finalização das obras da Igreja.

O CCP da Comunidade das Dores está sendo reestruturado. Sua nova equipe de coordenação é composta por um coordenador leigo, pela secretária e por representantes da Ordem Terceira dos Servitas de Nossa Senhora das Dores, da SSVP, do Apostolado da Oração, da MECE, dos coroinhas, dos grupos de reflexão, da Catequese e da Pastoral de Dízimo.

 DIMENSÃO CATEQUÉTICA

A Paróquia está sempre atenta às necessidades da Dimensão Catequética, considerada prioritária na vida eclesial. Para melhor apresentação dos trabalhos desenvolvidos nesta dimensão, serão descritas as informações referentes aos sacramentos do batismo, eucaristia, crisma e matrimônio.

A PASTORAL DO BATISMO – SACRAMENTO DO BATISMO

A PASTORAL DO BATISMO – SACRAMENTO DO BATISMO

A Pastoral do Batismo é composta por uma coordenação e demais agentes de batismo. Estes estão empenhados em receber, preparar e auxiliar tanto os pais, padrinhos e aos ministros do batismo.

A preparação de pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo acontece em reuniões de formação, realizada em um encontro com duração de duas horas. São ofertados geralmente três datas de encontro por mês. No encontro são feitos esclarecimentos sobre o significado do Batismo e repassadas orientações práticas sobre a cerimônia. O encontro preparatório é muito importante para aqueles que desejam batizar seus filhos e afilhados.

A celebração do Batismo acontece aos segundos e quartos domingos de cada mês, no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sempre as 11h30. Os pais e padrinhos depois de preparados, podem procurar a secretária para marcar o dia do batizado.

CATEQUESE – SACRAMENTOS DA EUCARISTIA E CRISMA

A equipe de coordenação da catequese é formada por uma coordenadora geral e três coordenadores comunitários. Nesta equipe, há ainda uma coordenadora que cuida especificamente da catequese da Crisma.

Além da catequese de formação inicial para as crianças, há também a catequese de adultos, visando atender a demandas específicas de jovens que desejam receber os sacramentos de iniciação cristã.

Os catequistas participam regularmente das atividades de formação oferecidas pela Forania, pela Região e pela Arquidiocese. Em seus trabalhos, utilizam os subsídios fornecidos pela Arquidiocese. Além disso, os catequistas procuram estudar o PAE e aplicá-lo aos seus trabalhos.

 PASTORAL FAMILIAR – SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Na Paróquia, está organizada a Pastoral Familiar. Esta Pastoral realiza reuniões semanais, onde é feita a reflexão sobre textos bíblicos, como um momento de formação, além de serem discutidos assuntos pertinentes ao seu trabalho.

Sob responsabilidade da Pastoral Familiar, está a preparação para o Sacramento do Matrimônio. Esta preparação se dá pelo acolhimento domiciliar, segundo orientações da Arquidiocese. Os casais de noivos são recebidos nas casas de casais membros da Pastoral Familiar, para encontros onde se apresentam o sentido do Sacramento do Matrimônio e diversos outros assuntos pertinentes à vida matrimonial.

Além disso, dentre os trabalhos realizados pela Pastoral Familiar, destaca-se a promoção de encontros voltados a casais, que visam fortalecer seus laços familiares. Conforme citado anteriormente, os principais encontros atualmente realizados são os Encontros de Família Jovem e os Encontros de Revisão Matrimonial. A Pastoral Familiar também se envolve na organização das celebrações da Semana Nacional da Família.

DIMENSÃO LITÚRGICA

A Dimensão Litúrgica envolve o aspecto celebrativo da Comunidade, objetivando envolver a todos quanto ao modo de celebrar, em prol do serviço contemplativo e misericordioso do amor de Deus.

Faz parte dessa dimensão a preparação e organização das celebrações litúrgicas, especialmente da Santa Missa, a fim de levar as pessoas a celebrarem melhor a sua fé e unirem essa fé à sua vida cotidiana. Este trabalho é feito por uma equipe que deve estar em constante busca pela formação.

Na Paróquia, tanto a matriz (espaço celebrativo), quanto as comunidades, têm infraestrutura adequada para proporcionar boa comunicação, quer sonora (sistema de som), quer visual (data show, cartazes), nas celebrações litúrgicas. Assim, objetiva-se favorecer uma celebração animada e participativa.

MINISTÉRIO DA MÚSICA

A Paróquia considera o Ministério de Música essencial, por permitir atingir, através de cantos de louvor e litúrgicos, uma aproximação mais íntima com Deus.

As celebrações têm sido animadas por grupos de música, formados por leigos da Paróquia que, com seus instrumentos e vozes, já conquistaram o comprometimento de toda a comunidade com o canto litúrgico. Cabe destacar que até mesmo as missas semanais têm sido animadas com cânticos. Isso foi facilitado pela elaboração de hinários paroquiais com cantos para todo o ano litúrgico.

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

Na Paróquia, está solidamente organizado e atuante o MECE. Essas pessoas tem a missão de servir a comunidade de fé, o Povo de Deus, principalmente levando a mensagem da Palavra de Deus e a Sagrada Eucaristia aos enfermos e idosos em seus lares, promovendo sua comunhão com a Paróquia. Também têm a missão de “servir ao altar” junto ao sacerdote, durante a missa, quando se faz necessário. Este serviço obedece a uma escala previamente elaborada, com o intuito de que haja revezamento, para que todos os ministros participem desta função. Assim, os membros do MECE auxiliam as comunidades em suas necessidades.

Para serem admitidos à MECE, além do convite feito pelo pároco o escolhido terá uma formação inicial intensa, ministrada pelo Pároco e pela Equipe de Formação. Posteriormente, os Ministros têm reuniões mensais que garantem uma formação espiritual, com reflexões sobre a Palavra de Deus e estudos dos documentos da Igreja.

EQUIPE DE COROINHAS

Na Paróquia, há um grupo de coroinhas, cuja formação está sendo acompanhada por pessoas que se dedicam a esta delicada e bela missão. As meninas e os meninos participam basicamente das celebrações dominicais, com uma escala mensal, e em celebrações festivas e procissões.

São realizadas reuniões entre os coroinhas e os responsáveis pela sua formação. Nestas reuniões, além de se abordar sua capacitação, são discutidos valores que podem auxiliar essas crianças e jovens em seu cotidiano.

 PASTORAL DO DÍZIMO

A Pastoral do Dízimo está organizada na Paróquia.

A Pastoral do Dízimo é constituída pelo Coordenador, por um Secretário e por uma equipe de auxiliares, que atua como contador e coletor, e agente de entrega de envelopes.

Na Paróquia, o dízimo é centralizado, ou seja, sua organização e administração são feitas de modo unificado. Por isso, esta administração central planeja e repassa os recursos para as despesas básicas das comunidades. Juntamente com o conselho para assuntos econômicos da paróquia.

O dízimo é coletado em envelopes, entregues pelos dizimistas durante as celebrações no segundo domingo de cada mês.

O valor arrecadado com o dízimo é utilizado em todas as dimensões da Igreja.   Sendo assim distribuído e destinado 5%  remetido a Arquidiocese de Mariana, 5% para o Centro de Pastoral regional da Arquidiocese de Mariana, 5% para a Manutenção do Seminário de Mariana. Merece destaque o fato de  que ainda 10% do valor arrecadado é repassado para a promoção humana.

 ATIVIDADES CELEBRATIVAS NA PARÓQUIA

As atividades celebrativas que acontecem na Paróquia durante o ano litúrgico são: celebração da Eucaristia; Novena Perpétua em Honra à Imaculada Conceição (celebrada no dia 8 de cada mês); Jubileu de Nossa Senhora da Conceição; Semana Santa; Tríduo do Sagrado Coração de Jesus; Novena em Honra a São Judas Tadeu;  Tríduo em Honra a São Roque;  Tríduo em Honra a São Francisco de Assis; Setenário de Nossa Senhora das Dores; Tríduo de Nossa Senhora das Dores; Novena em Honra a Nossa Senhora Aparecida;  Tríduo em Honra a Nossa Senhora das Mercês e Perdões; Novena ao Divino Espírito Santo;  Adoração ao Santíssimo Sacramento (todas as quintas-feiras);  Cerco de Jericó; Grupo de Oração da RCC; Oração do Terço dos Homens e todas as festas litúrgicas em honra a Nosso Senhor Jesus Cristo  a Nossa Senhora, o Santos Apóstolos, Mártires e os outros do calendário Santoral.

DIMENSÃO SÓCIO-TRANSFORMADORA

Esta dimensão é uma realidade da nossa Igreja, que cuida do ser humano. É ela que faz a ponte com todos os setores da Igreja, com objetivo de promover a dignidade humana.

Outros pastorais e movimentos também realizam atividades sociais e de promoção humana. Dentre elas, pode-se citar a Pastoral Familiar. Outra entidade que presta relevantes serviços de promoção humana, com auxílio da Paróquia, é a SSVP, que assiste diversas famílias carentes e os idosos residentes no Lar São Vicente de Paulo. Além disso, os participantes da maioria das irmandades e ordens terceiras, dentro de sua espiritualidade particular, desenvolvem trabalhos de promoção humana, pois a prática da caridade e da solidariedade é inerente aos cristãos. Dentre os gestos concretos realizados por estes movimentos, pode ser citada a doação de material de higiene e limpeza e de alimentos não perecíveis a famílias necessitadas, a idosos e a casas de recuperação.

O principal desafio no campo social é a necessidade de despertar maior consciência sobre o papel de cada paroquiano como cidadão-cristão, especialmente frente à situação crítica de desemprego, falta de perspectivas e injustiças, e também frente aos problemas contemporâneos, como o consumismo, o individualismo, a falta de solidariedade e a alienação de não querer ver a realidade da comunidade.

 

IRMANDADES E ORDENS TERCEIRAS PRESENTES NA PARÓQUIA

 

IRMANDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A Irmandade de Nossa Senhora Aparecida seu carisma é propagar a devoção a Maria, Mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora Aparecida. Estes promovem diariamente a oração do terço vespertino, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Em união com o CCP-Aparecida, os membros desta irmandade desenvolvem diversos trabalhos visando recursos para a conclusão das obras da Capela, bem como para sua manutenção. Além disso, os irmãos visitam aos doentes da comunidade e atuam juntamente com a SSVP, visando a promoção humana e social de indivíduos necessitados.

Com relação à vida Paroquial, os membros da Irmandade de Nossa Senhora Aparecida participam das adorações ao Santíssimo Sacramento, das procissões e de celebrações litúrgicas.

IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A coordenação da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição é composta pela Provedor, Vice-provedor, Secretária, Tesoureiro e Procuradores. Esta irmandade tem, por carisma, a propagação da devoção a Maria Imaculada denominada Nossa Senhora da Conceição.

Os irmãos se encontram mensalmente, por ocasião da Novena Perpétua em Honra à Imaculada Conceição, e tem seu principal momento de formação e espiritualidade durante as homilias destas celebrações.

O principal desafio da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição é conscientizar os próprios irmãos sobre o real significado de participar de uma irmandade, para, assim, alcançar maior participação e envolvimento dos irmãos em seus trabalhos e reavivar o ânimo de ser uma comunidade orante e devota à Imaculada, resgatando o sentido de ser um santuário.

 IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

A Irmandade do Santíssimo Sacramento tem, por carisma, difundir a devoção ao Santíssimo Sacramento vivenciada de acordo com as práticas da Igreja. Seu principal trabalho é auxiliar na preparação e realização das festividades da Semana Santa, do Jubileu da Imaculada Conceição e de outras festas religiosas, como a celebração do Corpus Christi.

 

ORDEM FRANCISCANA SECULAR – FRATERNIDADE DE SANTO ANTÔNIO

A Fraternidade Santo Antônio de Pádua é a unidade da Ordem Franciscana Secular existente na Paróquia. Seu carisma consiste em viver o evangelho segundo a Regra e Vida (aprovada em 24/07/1978 com Breve Apostólico do Papa Paulo VI) e o exemplo de São Francisco de Assis.

Sua equipe de coordenação é composta por Ministro, Vice-ministro, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros, além dos coordenadores de Comunicação, de Formação e do Serviço ao Enfermo e Idoso. As reuniões do conselho administrativo ocorrem de acordo com as necessidades.

Os irmãos se reúnem mensalmente, em uma reunião geral. Além disso, são realizadas reuniões mensais de formação durante um período de dois anos para aqueles que desejam ingressar na Fraternidade. A formação permanente dos irmãos é feita em todas as reuniões mensais e também em situações específicas, como durante um curto retiro espiritual realizado em preparação às festividades de São Francisco. A convivência entre os irmãos é estimulada, ainda, pela realização de pequenos passeios.

A Fraternidade promove coletas semanais de leite e produtos de higiene, que são repassados a entidades e pessoas carentes da comunidade. São também realizadas visitas periódicas aos irmãos enfermos e idosos.

ORDEM TERCEIRA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES

A Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões tem coordenação composta por Prior, Vice prior, Secretário, Síndico, Tesoureiro, Procurador, Definidor, Zelador. Seu carisma é a libertação dos cativos atualizada aos tempos atuais.

A Ordem não tem realizado encontros periódicos entre os irmãos. Atualmente, faz-se necessário avaliar sua realidade, a fim de que seja conduzido um momento intenso de reestruturação.

ORDEM TERCEIRA DOS SERVITAS DE NOSSA SENHORA DAS DORES

O carisma da Ordem Terceira dos Servitas de Nossa Senhora das Dores é propagar e viver a devoção a Nossa Senhora das Dores. Na Paróquia, a coordenação atual desta Ordem é composta por Prior, Vice-prior, 1º e 2º Secretário, 1º e 2º Tesoureiro, 1º e 2º Procurador.

Atualmente, realizam dois encontros anuais. Não tem sido possível a realização de encontros mais regulares, por dificuldades de horários e disponibilidade de seus membros.

A Ordem colabora também na limpeza e manutenção da Igreja de Nossa Senhora das Dores.      Seu maior desafio é despertar maior conscientização dos irmãos, a fim de que participem efetivamente das atividades da Ordem e da vida da comunidade.

MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES PRESENTES NA PAROQUIA

Diversos movimentos e associações religiosas estão organizados na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração conta com cerca de 200 membros, dos quais cerca de 90 são atuantes. Cabe ressaltar que muitos membros não participam regularmente das atividades por terem idade avançada ou até mesmo estarem acamados.

Os membros do Apostolado da Oração se reúnem mensalmente, na primeira segunda-feira de cada mês e Adoração e Missa na primeira sexta-feira.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

A SSVP está presente na Paróquia há quase 130 anos. Devido ao grande número de conferências vicentinas na área de abrangência da Paróquia, foi organizado o Conselho Particular de Nossa Senhora da Conceição, responsável por congregar e auxiliar todas estas unidades vicentinas.

Na área da Paróquia, são aproximadamente 50 vicentinos. Estes participam de encontros semanais nas conferências. Os presidentes das conferências, por sua vez, participam da reunião mensal do Conselho Particular.

A SSVP tem um trabalho intenso voltado ao serviço social e à promoção humana. As ações de doação de alimentos, roupas e remédios são centralizadas no Centro de Promoção Humana.

 

LEGIÃO DE MARIA

Cada grupo da Legião de Maria tem a designação de Præsidium. Na Paróquia, este grupo tem em torno de 120 membros, embora nem todos participem ativamente de suas atividades.

Os membros do Praesidium participam de uma reunião semanal. Além disso, há uma reunião mensal da cúria, nome dado ao órgão responsável pelos Praesidia.

A fim de alimentar sua espiritualidade, os membros da Legião de Maria participam da Adoração ao Santíssimo Sacramento. Uma vez ao ano, acontece a solenidade de Acies, onde cada legionário procura renovar sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para o novo ano. Normalmente, esta solenidade acontece durante uma celebração eucarística.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Na Paróquia, o grupo da RCC usualmente se reúne na Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

 

TERÇO DOS HOMENS

O Terço dos Homens é um movimento Mariano dedicado em propagar a recitação do terço na comunidade e nas famílias, pois “a família que reza unida permanece unida”. Deseja-se, assim, que o mundo encontre a paz.

Nesta Paróquia, em cada comunidade, há um grupo de homens que se reúne semanalmente para a recitação do terço. Cada grupo tem um coordenador, que organiza estes momentos de oração.

Este movimento se iniciou na paróquia em outubro de 2011, com a participação inicial de aproximadamente 40 pessoas. Entretanto, tem ocorrido a adesão de muitos outros homens, devido ao testemunho e exemplos dos seus membros. Demonstra-se, assim, que a perseverança na oração é um instrumento eficaz para a nova evangelização.

 

DEVOÇÃO DA SAGRADA FACE

Esta devoção é mantida por um grupo, que se reúnem semanalmente para a Novena da Sagrada Face e reflexão bíblica. Assim, sua espiritualidade é alimentada por meio deste momento de orações piedosas.

CONGREGAÇÃO MARIANA NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A Congregação Mariana é uma associação formada por leigos católicos que procuram seguir o Evangelho por meio de uma vida consagrada a Mãe de Deus, a Virgem Maria.

Os membros da Congregação Mariana participam de um encontro mensal. Para fomentar sua espiritualidade, participam de um retiro espiritual anual e de um dia de reflexão, realizado a cada três meses. Atuam junto ao Lar São Vicente de Paulo, e também auxiliam outras entidades de Ouro Preto.

FORMAÇÃO DE LEIGOS

 Com esta preocupação no atual paroquiato no ano de 2014 foi criada uma equipe para atender a formação em todos os níveis e acolhendo as demandas paroquiais básicas de uma boa formação permanente bem como organizar as formações específicas. Esta iniciativa paroquial visa oferecer uma melhor formação para os leigos.