Cristo, Rei do Universo
21/11/2019Palavra do Pároco 26/02/2020
25/11/2019A Comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto/MG participou neste dia 21 de novembro da Solene Eucaristia e Novena de Cristo Rei que foi presidida pelo Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro e concelebrada pelo Pe. Magno Raimundo Murta.
Agradecidos ao convite, fizemos a seguinte mensagem para a Paróquia de Cristo Rei:
O momento que vivemos é de uma grande alegria e de uma profunda gratidão a Deus pelos inúmeros benefícios recebidos em todo decorrer deste ano litúrgico. De modo especial, neste domingo que é o coroamento do ano litúrgico, a Igreja, nesta expressiva Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, renova sua fidelidade àquele que é seu Rei e Senhor de toda a história humana: Jesus Cristo.
Que as experiências vividas ao longo deste Ano Litúrgico permaneçam para sempre entre nós. Cada vez que renovarmos nossa profissão de Fé, que ouvirmos a Palavra que Deus nos dirige, que nos alimentarmos da Eucaristia, que tenhamos diante de nós a vida que Ele nos chama a viver e o mundo novo que Ele nos chama a construir.
Que nossas comunidades paroquiais, possam ser sempre mais, origem do povo de Deus, lugar da presença divina, sinal de esperança e salvação. Que essa festa de Cristo Rei seja uma maneira solene de celebrar aquilo que foi o sonho de Jesus de Nazaré, o Reino de Deus.
O Reino de Deus é a realização da vontade de Deus, o mundo novo onde reina a justiça o amor e a paz, a verdade e a vida, a santidade e a graça, como se proclama no prefácio desta a festa. A vinda desse Reino constituiu o início da pregação de Jesus: “Cumpriu-se o tempo, o Reino de Deus está próximo”. Ele já está presente entre nós, mas ainda não se completou. Seus sinais já são visíveis. Ele já acontece nas pessoas, na prática do amor e da santidade sobretudo pelo amor e serviço aos pobres e aos excluídos.
O Reino já está acontecendo no mundo, lá onde as pessoas vivem: na família, no trabalho, e na vida da sociedade. Por isso a construção do Reino é obra sobretudo dos cristãos e cristãs leigos. Essa é sua vocação específica. Ela se realiza na medida em que os cristãos, cristãs e todas as pessoas de boa vontade mudam seu modo de viver, seus valores, atendendo ao apelo do Senhor: “Convertei-vos, o Reino, chegou”. Esse é o grande Evangelho, a grande Boa Nova. A Igreja existe não para tirar as pessoas do mundo e reuni-las dentro de si. A Igreja existe para enviar as pessoas ao mundo para evangelizá-lo, anunciar e construir o Reino de Deus.
A celebração de Cristo Rei encerra o ano litúrgico, conscientizando-nos que terminou um período da construção do Reino (o que já construímos no ano que passou) e começou outra etapa (o que ainda não realizamos com a graça de Deus, o que continua esperando por nós). A celebração de Cristo Rei é assim a celebração da grande esperança, feita das esperanças do dia a dia. Esperança que nos vem da certeza de nossa Ressurreição e da transformação do mundo em que vivemos: “Eis que eu faço novas todas as coisas”.
Depois de proclamar mais de uma vez “Caminhamos na estrada de Jesus”, concluímos com um ano de fé e esperança “A nós que agora estamos reunidos dai força para construirmos juntos o Vosso Reino que também é nosso”.
Ao Cristo, Rei do Universo, Honra Glória e Louvor para sempre e por toda a eternidade! Amém