Novena de Nossa Senhora da Conceição programação do dia 07/12/2019
07/12/2019Presépios do Santuário de Nossa Senhora da Conceição
19/12/2019IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Ocorreu, nesta manhã do dia 08 de Dezembro de 2019, às 5h30m, a primeira missa da Solenidade de Nossa Senhora da Conceição e o encerramento do Jubileu da Imaculada. Esta celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Senhor Padre Marcelo Santiago, Pároco e Reitor da Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. A Santa Missa foi aplicada nas intenções dos irmãos e irmãs da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição (vivos e falecidos) e Colaboradores.
A segunda missa da festa da Imaculada Conceição ocorreu às 7h30m, com a participação especial dos Vicentinos, subscritores e assistidos das Conferências. Esta celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Senhor Dom Francisco Barroso Filho Bispo Emérito de Oliveira que também rezou em ação de Graças pelos 62 anos de sua primeira Missa celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ao término, pediu a todo o povo que continuasse rezando por ele e pediu perdão caso seu ministério não tenha realizado o bem que tanto desejou. À Dom Francisco Barroso Filho, nosso estimado Dom Barroso, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição externa os mais profundos sentimentos de gratidão. Que Maria Santíssima continue cobrindo-os das mais abundantes bênçãos.
MISSA SOLENE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA
Neste dia 08 de Dezembro, festa da Padroeira, a solene Missa Cantada das 10h, na intenção de todo o povo da Paróquia. Foi presidida pelo Reverendíssimo Senhor Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro, Digníssimo Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto. Concelebraram o Senhor Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra de Oliveira, muito digno Pároco Emérito da Paróquia de Cristo Rei e pelo Senhor Padre Bráulio Sérgio Mendes, Capelão do Centro de Instrução Almirante Milciades Portela Alves – Campo Grande/RJ.
Cônego Luiz Carneiro saudou os padres que concelebraram e lembrou das últimas comemorações dos 75 anos de Ordenação Sacerdotal do Cônego Agostinho, a quem agradeceu por tanto bem feito à Deus, a Igreja e a todo o povo de Deus. Na homilia proferida na Solenidade da Imaculada Conceição, falou da importância da preparação, através da novena, para a grande festa de hoje, na qual devemos render graças a Deus “por grande bondade que Ele dispensa a humanidade toda”. Disse também que nossa vida deve corresponder as graças que Ele nos concede.
A virgem Maria é Bem-Aventura, ela é feliz, e é feliz porque se colocou por inteiro para fazer a vontade do Pai. Na anunciação, Maria busca compreender como ela seria a mãe de Jesus. O Evangelista começa a narrar que “a virgem Maria estava prometida a José, e antes de morar juntos ela fica grávida por obra do Espírito Santo. É Deus agindo na história em favor da humanidade inteira”. Maria é usada para colaborar na Salvação do gênero humano, por isso “foi preservada de toda mancha, de todo pecado”. Dela nasceu Jesus que “vem para consertar aquilo que o pecado havia estragado”. Na plenitude do tempo, Deus enviou seu filho, “nascido de uma mulher e essa mulher é a Virgem Maria, a Imaculada Conceição”.
Ouça, na íntegra, a Homilia proferida pelo Reverendíssimo Senhor Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro
A quarta missa da festa da Imaculada Conceição ocorreu às 14h na igreja de São Francisco. Ao final desta celebração, houve a consagração das crianças e da Arquidiocese de Mariana a Nossa Senhora da Conceição. Esta celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Senhor Padre Marcelo Santiago Pároco e Reitor da Basílica Menos de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.
A quinta missa desta Solenidade da Imaculada Conceição ocorreu as 16h também na igreja de São Francisco. Esta celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Senhor Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Após a Santa Missa, ocorreu a piedosa Procissão conduzindo a Imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Ouro Preto. Nem mesmo a intensa chuva que caía na cidade desanimou os fiéis que participaram desta tricentenária tradição ouro-pretana. As sacadas das casas foram enfeitadas, as Corporações Musicais abrilhantaram a procissão. Ao final, foi celebrado a última Missa da Festa.
À chegada da Procissão, Missa Festiva de encerramento do XLII Jubileu da Imaculada Conceição e canto do “Te Deum” concluindo as solenidades.