INFORMAÇÕES PRÉ-ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA BATISMO
10/07/2021Festividade em Honra de São Roque
11/08/2021Celebração da Primeira Comunhão Eucarística da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Nos dias 17 e 18 de julho aconteceu a celebração da Primeira Comunhão Eucarística de 36 crianças e pré-adolescentes das comunidades de Nossa Senhora Aparecida (Vila Aparecida), de Nossa Senhora das Dores (Alto das Dores) e Matriz. Devido as restrições impostas pela pandemia da Covid 19, as celebrações ocorreram com a presença parcial dos familiares e respeitando todos os protocolos de segurança como o uso de álcool gel, o distanciamento e o uso de máscaras.
Na sua homilia, Pe. Edmar agradeceu a Deus pelos pais e familiares das crianças e pré-adolescentes, os primeiros responsáveis por transmitirem a elas a fé e as incentivarem na preparação e recepção da primeira Comunhão Eucarística. Assim, ele ressaltou: “Agradecimento a vocês que despertaram também para a necessidade de oferecer aos seus filhos, além do alimento material, também o alimento espiritual, da alma”.
Nosso pároco fez questão de agradecer a todos os catequistas que generosamente, prepararam as crianças para a recepção do Sacramento, mesmo neste momento tão desafiador. Ele ainda lembrou que os primeiros catequistas são os pais e todos aqueles que participam da educação das crianças e pré- adolescentes em casa: “A catequese, na verdade, começa em casa. Os pais e familiares ensinam não só falando, mas principalmente, com o comportamento cristão dentro de casa. Ali se ensina muito a respeito da fé”.
Com uma homilia rica e bela em ensinamentos, não apenas para as crianças, mas também para todos os católicos que desejam renovar seu compromisso com Jesus, Pe. Edmar nos lembrou que ao participar da Eucaristia, a pessoa faz experiência de três formas de comunhão: com a família de fé, com a Palavra de Deus e no corpo e sangue de Cristo. A primeira comunhão é com a família de fé, onde os cristãos se reúnem para celebrar a Eucaristia. A segunda forma de comunhão acontece na primeira parte da missa, onde acolhemos a Palavra de Deus, que se deixada penetrar em nossos corações, pode produzir muitos frutos. A terceira forma é a comunhão Eucarística propriamente dita, em que recebemos o corpo e sangue de Cristo em alimento.
Ensinando ainda mais sobre o valor da Eucaristia em nossas vidas, Pe. Edmar destacou que: “Cada Eucaristia é atualização do mistério do sacrifício de Cristo que continua se doando por nós. Através deste sacramento recebemos Jesus dentro de nós. Portanto, não existe maior comunhão com Jesus do que essa. Ao receber a comunhão Eucarística devemos dizer como São Paulo: Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. Por isso, participar da comunhão Eucaristia é um presente de Deus, mas é também uma responsabilidade”.
Deixando uma mensagem especial às crianças, Pe. Edmar disse: “Assim, quem recebe a Sagrada Eucaristia, se compromete a ter uma vida diferente de antes. Na intimidade com Cristo, vocês devem se esforçar de agora em diante para terem uma vida no estilo de Jesus, evitando sempre o mal e praticado o bem, de modo especial para com aqueles que precisam mais de ajuda”