Na manhã de domingo passado, 15 de março, aconteceu a primeira reunião do novo pároco da Paróquia com os catequistas da Paróquia. Na ocasião, o novo pároco pode conhecer os catequistas, as comunidades onde atuam e as atividades que desempenharam na catequese infantil e de crisma.
Na ocasião, Pe. Edmar falou sobre a fundamental importância da dimensão catequética na Paróquia e deu uma formação para os catequistas a partir de 12 conselhos para o trabalho evangelizador da catequese.
Segundo Maria José, coordenadora paroquial dos leigos e catequista de crisma, “o encontro foi muito produtivo e necessário para os catequistas conhecerem a ideia do novo pároco e para levar ainda mais a sério o trabalho de evangelização. Às vezes as pessoas ficam desanimadas e com a presença dele, animou todas as catequistas novamente para começar 2020 firme e forte”.
Para a Catequista Rita, da comunidade de Nossa Senhora das Dores, “foi um momento de união entre as catequistas e esclarecedor também, porque tirou muitas dúvidas de todos. Chegamos à definição de que devemos trabalhar todas juntas. Houve muito incentivo dele parar a continuação do trabalho que a gente já vem fazendo há mais tempo. E só tiveram coisas que ajudaram a esclarecer mais a nossa participação na catequese. Foi um momento muito bom! Esperamos ter mais encontros que venham ao encontro de nossos anseios como catequistas”.
Assim resumiu Pe. Edmar o encontro com os catequistas da Paróquia: “o encontro foi muito bom. Percebi que a catequese está bem organizada na Paróquia e que há um empenho grande dos catequistas para acompanhar o material que é oferecido pela dimensão catequética da Arquidiocese de Mariana, mas usando sempre a criatividade e a sabedoria nos encontros com as crianças e os jovens. Frisei muito com os catequistas que o objetivo principal da catequese deve ser proporcionar às crianças e aos jovens catequizando uma verdadeira e profunda experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo. Esta experiência é que muda radicalmente a vida da pessoa. Portanto, dar catequese não é apenas ensinar conteúdo, mas é ajudar o catequizando a encontrar-se com alguém: Deus. Fiquei feliz com este primeiro contato com os catequistas. Com a graça de Deus, teremos outros momentos ainda este ano”
O encontro com os catequistas encerrou-se com a celebração da missa na comunidade Nossa Senhora das Dores, com a presença também dos catequizandos e de seus familiares.
No dia 07 de março, Pe. Edmar encontrou-se com os membros da pastoral do batismo. No dia 16 de março, às 19h00, vai encontrar-se com a Ordem Franciscana Secular e no dia 20 de março, com os mercedários. São os primeiros contatos do pároco com os diversos movimentos, pastorais e irmandades da Paróquia.