Participação da Paróquia na Novena de Cristo Rei
22/11/2019Cônego Luiz Carneiro convida para o 42º Jubileu da Imaculada Conceição
25/11/2019GRATIDÃO PELA ACOLHIDA FRATERNA
De hoje em diante, pretendo escrever mensalmente um artigo para ser publicado no site da nossa Paróquia, tratando de temas importantes para a nossa vida cristã e para a caminhada evangelizadora da nossa Paróquia- Santuário.
Neste primeiro artigo, quero manifestar a minha sincera gratidão a todo o povo de Ouro Preto, especialmente aos paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, pela calorosa acolhida no dia 14 de fevereiro. Pude perceber e sentir que tudo foi preparado com muito carinho pela equipe que organizou a festa da minha acolhida e posse canônica. Gratidão especial a Dom Barroso, que no período de vacância da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, assumiu o atendimento pastoral e sacramental da Paróquia e foi um dos grandes mentores da organização da posse canônica. Gratidão também ao Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), com quem já tive o prazer de me encontrar no dia 18 de fevereiro, e que também se empenhou muito na organização das diversas equipes do evento. Gratidão a todos os que se envolveram direta ou indiretamente neste momento importante da minha vida e da caminhada desta Paróquia.
Os que vieram de Itabirito, Mariana, Belo Horizonte e de Alto Rio Doce (minha terra natal) se sentiram muito bem acolhidos pelos paroquianos de Nossa Senhora da Conceição. O café na chegada e na saída, o jantar no Centro de Pastoral, o ambiente preparado para a Celebração Eucarística na Igreja de São Francisco, a delicadeza no trato, o sorriso no rosto, tudo isso marcou profundamente a todos.
Confesso que a concentração dos paroquianos na porta da Igreja Matriz com as bandeirinhas em punho, o toque solene dos sinos do Santuário, os dobrados da corporação musical, a caminhada até a igreja de São Francisco tendo à frente a bela imagem de Nossa Senhora da Conceição, os aplausos dos que enfeitaram suas casas para a passagem do cortejo, a recepção por milhares de pessoas na Igreja de São Francisco… tudo isso me emocionou muito! Sabia que o povo de Ouro Preto era muito acolhedor, mas não esperava tanto na minha chegada! Deus lhes recompense pelo carinho e pela acolhida fraterna.
Me trouxe muita alegria também a presença de meus 28 irmãos presbíteros, dos dois bispos e dos cinco diáconos permanentes que vieram rezar comigo e por mim neste dia especial. Ser padre é sempre uma experiência de comunhão com o presbitério, por isso, me senti muito amparado e fortalecido pela presença destes irmãos do clero e de tantos outros que justificaram a ausência por motivos diversos.
Deus seja louvado por tudo que aconteceu no dia 14 de fevereiro! Que Maria Santíssima, a Senhora da Conceição, interceda por todos nós, para que possamos, em tudo, fazer a vontade do seu Filho Jesus Cristo.
Pe. Edmar José da Silva
Pároco da Paróquia- Santuário de Nossa Senhora da Conceição