Posse da Nova Mesa Administrativa da Ordem Terceira de São Francisco de Assis e encontro com novo assistente espiritual
23/06/2022Convite Cerimônia de Benção Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição
31/07/2022“Dizimo: questão de fé e compromisso com a comunidade”
Com essa proposta foram apresentados os agentes da Pastoral do Dízimo durante a celebração da Missa do dia 03/07/2022, dedicada à dois importantes apóstolos da Igreja, São Pedro e São Paulo.
Logo no início da celebração, o Padre Edmar agradeceu o “sim” de todos e todas que, com grande disponibilidade, se apresentaram para essa importante missão da igreja.
Antes desta apresentação, os agentes passaram por um momento de formação conduzido pelo Padre Edmar, com o objetivo de informar o que significa o dízimo. Durante essa formação, os agentes conheceram as 4 dimensões do dízimo: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. Pe. Edmar destacou, também, como e onde são aplicados os recursos arrecadados.
Durante a pandemia de COVID-19, o trabalho realizado pelos agentes do dízimo foi significativamente dificultado, tanto pela suspensão e/ou limitação da participação presencial nas celebrações, quanto pelos riscos de contágio da doença. Entretanto, apesar desses desafios, o trabalho não parou: foi conduzido por um pequeno grupo de agentes que seguiu todos os protocolos sanitários.
A Pastoral do Dízimo, agora, recebeu de volta alguns desses agentes e acolheu novos membros.
Ao longo do mês de julho, haverá uma extensa programação envolvendo a Pastoral do Dízimo. Nos finais de semana, durante as celebrações das missas, haverá o Plantão do Dízimo. Será um importante momento de esclarecimento, para toda a comunidade, sobre o significado do Dízimo.
Por fim, é necessário entender o lema “Dizimo: questão de fé e compromisso com a comunidade”. A fé dá sabor e sentimento ao dízimo, pois, se não se acredita no que se professa, o dízimo se torna apenas um ato solidário – e nada mais que isto. O cristão católico consciente deve superar esta mentalidade de “ajudar” a Igreja. Nós não ajudamos a Igreja, nós somos responsáveis por ela, porque somos a Igreja.
Não sou cristão porque sou dizimista, mas sou dizimista porque sou cristão.
Quem assume este compromisso está “dizendo que a comunidade pode contar comigo”.
Texto: Leonardo Testasicca – Coordenador da Pastoral do Dízimo